Menu fechado

Quanto dura um tênis de corrida?

Quanto dura um tênis de corrida?

Separei algumas dicas para saber a hora de trocar seu velho tênis de corrida e também como escolher, no momento da compra, os modelos que duram mais.

Seja no momento da compra ou depois de algum tempo de uso, nos perguntamos quanto vai durar nosso tênis de corrida. E a resposta é: depende.

Depende de alguns fatores que vão desde o tipo do tênis até o terreno por onde você corre com ele. Para saber a hora de trocar seu companheiro de corrida é importante saber identificar seus sinais de desgaste.

Atenção ao solado.

O solado do tênis de corrida é um bom termômetro da sua durabilidade. O princípio é semelhante aos pneus do seu carro. Com o tempo de uso, o solado vai perdendo as ranhuras responsáveis por dar maior aderência (grip) e vai ficando liso. O desgaste é muito maior se o tênis for usado para correr no asfalto. Para quem corre em esteira, o desgaste da entressola é mais relevante.

Dica: Solados com borracha injetada nos pontos de maior atrito, como no calcanhar, tendem ser mais resistentes.

Tênis de rodagem rodam mais mesmo.

Em geral, a vida útil estimada pelos fabricantes varia entre 300 e 700 km. Essa previsão tem como base o desgaste da entressola, a parte responsável pela absorção do impacto. Com o uso, o tênis vai perdendo sua capacidade de amortecimento e vai, literalmente, ficando mais duro.

Existem variações de tecnologia para cada marca; EVA, TPU, gel; mas a grosso modo, os tênis de rodagem (aqueles mais parrudos, com entressola mais alta) são feitos para suportar maiores distâncias, enquanto os tênis de performance, mais leves e baixos, tendem a durar menos.

Dores também pode ser causadas pelo desgaste.

Tênis muito desgastados já não dão o mesmo suporte para os pés, por isso podem causar dor nas articulações, canelas, joelhos e tornozelos. Pode ser mais um sinal de que é hora de serem trocados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *