A Corrida Paris-Versailles, La Grande Classique®, é uma das mais belas e tradicionais corridas de rua da França. Para quem gosta de viajar para correr, não necessariamente uma maratona, é uma ótima opção. O percurso liga dois dos mais famosos pontos turísticos do mundo: a Torre Eiffel, onde acontece a largada, e o palácio de Versailles, palco da chegada.
Os 16,2 Km da prova são marcados por lindas paisagens e ruas arborizadas, mas nem tudo são flores. A subida de Côte Gardes desafia os atletas com 2 Km de extensão e inclinação máxima de 9%. A título de comparação, a famosa (e temida) subida da avenida Brigadeiro Luis Antônio, na nossa São Silvestre, tem inclinação máxima de 11%.
Outra semelhança com a maior corrida do Brasil é a quantidade de participantes. Em 2019, foram 25 mil inscritos, 5 mil a menos do que a São Silvestre do ano passado. A largada dos franceses, porém, é bem mais organizada. Além do pelotão de elite, os participantes são divididos em ondas com 300 atletas cada, que partem em intervalos de 1 minuto.
A edição de número 43 da Paris-Versailles está prevista para 27 de setembro de 2020. Mas se quiser colocar essa prova no seu calendário, é bom marcar na agenda o início das inscrições, em fevereiro. As vagas se esgotam rapidamente.
Saiba mais sobre a Corrida Paris-Versailles no site oficial do evento: https://www.parisversailles.com